O conjunto é formado por correspondência de representantes da Companhia Manufatora de Bombas de Fumaça para militares envolvidos no Movimento Constitucionalista de 1932; faturas da companhia em nome da Força Pública do Estado de São Paulo; impressos da época; compilações de documentos submetidos para comprovação de participação no movimento constitucionalista por José Rangel Belfort de Mattos Filho e os respectivos certificados.
Carta de apresentação de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para José Cintra Gordinho, da Delegacia Técnica de Santos, indicando informações sobre manejo, aplicações técnicas e preços dos seus produtos a pedido de Noé Ribeiro, e citando o êxito das bombas quando utilizadas pela Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.
Carta de cobrança de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para Coronel Comandante da Força Pública do Estado de São Paulo, solicitando o pagamento de uma fatura no valor de oitocentos e cinquenta e nove mil e quinhentos réis, anexos quatro vias da fatura e uma requisição da Escola Politécnica. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.
Carta de pedido de colaboração de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para Dr. Mario Whately, encarregado das requisições militares da Escola Politécnica de São Paulo, informando sobre os novos produtos da companhia e do êxito no uso das bombas no Campo de Marte e na Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições, além de solicitar-lhe uma bomba produzida pela escola. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.
Telegrama de solicitação de José Rangel Belfort de Mattos Filho para Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, da Delegacia Técnica de Santos (SP), solicitando que informe dia, lugar e hora para experiência da cortina de fumaça com José Cintra Gordinho. Assinado por José Rangel Belfort de Mattos Filho.
Fatura de duzentas bombas de fumaça, cento e vinte e oito foguetes, cem morteiros e outros equipamentos da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça em nome da Força Pública do Estado de São Paulo, no valor total de quatro contos, seiscentos e setenta mil réis, assinada pelo diretor-técnico José Rangel Belfort de Mattos. No verso, consta mensagem confirmando o recebimento da fatura.
Orçamento de José Rangel Belfort de Mattos Filho apresentando, a pedido do Comandante Luís Thenorio de Brito, produtos como bombas para aeroplanos e cortina de guerra para a infantaria e navegação fluvial e seus custos. Assinado por José Rangel Belfort de Mattos Filho.
Requerimento de José Rangel Belfort de Mattos ao presidente da Comissão do Art. 30 das Disposições Transitórias da Constituição Estadual de São Paulo, solicitando certificado de prestação de serviços à Revolução Constitucionalista de 1932. Assinado por José Rangel Belfort de Mattos. Consta cópia anexa.
Carta de apresentação de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para delegado-técnico de Campinas (SP), apresentando os produtos de aplicação bélica da companhia e oferecendo colaboração. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.