Showing 54 results

Archival description
Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça
Print preview View:

54 results with digital objects Show results with digital objects

Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça

  • BR SPCMU CMBF
  • 14 jul 1932 – 6 jul 1963

O conjunto é formado por correspondência de representantes da Companhia Manufatora de Bombas de Fumaça para militares envolvidos no Movimento Constitucionalista de 1932; faturas da companhia em nome da Força Pública do Estado de São Paulo; impressos da época; compilações de documentos submetidos para comprovação de participação no movimento constitucionalista por José Rangel Belfort de Mattos Filho e os respectivos certificados.

Untitled

[Carta de apresentação]

Carta de apresentação de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para José Cintra Gordinho, da Delegacia Técnica de Santos, indicando informações sobre manejo, aplicações técnicas e preços dos seus produtos a pedido de Noé Ribeiro, e citando o êxito das bombas quando utilizadas pela Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

[Carta de cobrança]

Carta de cobrança de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para Coronel Comandante da Força Pública do Estado de São Paulo, solicitando o pagamento de uma fatura no valor de oitocentos e cinquenta e nove mil e quinhentos réis, anexos quatro vias da fatura e uma requisição da Escola Politécnica. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

[Carta de pedido de colaboração]

Carta de pedido de colaboração de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para Dr. Mario Whately, encarregado das requisições militares da Escola Politécnica de São Paulo, informando sobre os novos produtos da companhia e do êxito no uso das bombas no Campo de Marte e na Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições, além de solicitar-lhe uma bomba produzida pela escola. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

[Telegrama de solicitação]

Telegrama de solicitação de José Rangel Belfort de Mattos Filho para Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, da Delegacia Técnica de Santos (SP), solicitando que informe dia, lugar e hora para experiência da cortina de fumaça com José Cintra Gordinho. Assinado por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

[Fatura]

Fatura de duzentas bombas de fumaça, cento e vinte e oito foguetes, cem morteiros e outros equipamentos da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça em nome da Força Pública do Estado de São Paulo, no valor total de quatro contos, seiscentos e setenta mil réis, assinada pelo diretor-técnico José Rangel Belfort de Mattos. No verso, consta mensagem confirmando o recebimento da fatura.

Bombas para aeroplanos

Orçamento de José Rangel Belfort de Mattos Filho apresentando, a pedido do Comandante Luís Thenorio de Brito, produtos como bombas para aeroplanos e cortina de guerra para a infantaria e navegação fluvial e seus custos. Assinado por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

[Carta de apresentação]

Carta de apresentação de José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para delegado-técnico de Campinas (SP), apresentando os produtos de aplicação bélica da companhia e oferecendo colaboração. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.

Results 1 to 10 of 54